quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Chefe ou Marketeer?



Depois de uma ausência prolongada volto à carga e cheio de novidades.

Nos últimos tempos e enquanto preparava um novo artigo fiz alguma pesquisa na internet, deparando-me constantemente com palavras e siglas como Cooking Experience, Home Cooking, DIY (do-it-yourself) e W&L (watch and learn).

Do que vi e li, estes novos vocábulos vieram para ficar, fazendo já parte do quotidiano na restauração. É interessante ver como os conceitos da cozinha moderna se desenvolveram das técnicas e tratamento de produtos, unindo-se ingredientes como imagem, marketing, comunicação, coaching, team builduing e outros.

O tempo da travessa a chegar à mesa foi substituído por malabarista com três ou quatro pratos de apresentação tão artística que até temos pena de espetar o garfo nestas pequenas esculturas de comida. Os cozinheiros agora são Chefes, os cursos de cozinha são Cooking Experience, DIY ou W&L, a evolução é constante.

Os Chefes já não ficam apenas pelos restaurantes, vão a casa das pessoas (Home Cooking) criando experiências, ambientes e fantasia, e a preços muito acessíveis. Encontrei desde 35€ a 100€, em que se inclui compras (dos ingredientes), confecção, W&L, decoração, serviço à mesa e limpeza!

Agora ser Chefe é ser cozinheiro, nutricionista, escritor, comunicador, formador, artista, e mais um conjunto de adjectivos infinitos.

Chefe ou Marketeer?

3 comentários:

Fátima Campos disse...

Está óptimo, este blogue. Os meus parabéns! Vou apreciá-lo de alto a baixo, com muita atenção.

Fátima Campos

EuSouGourmet disse...

Obrigado Fátima,
ainda bem que gostou, se alguma vez precisar de receitas é só avisar.
VTC

José Manuel disse...

É a Globalização a todos os níveis.
Nada deve ser escondido ao conhecimento Humano.
Muitos Parabéns pelo que nos oferece.
Vou continuar a acompanhar...
José Manuel Couto
26/01/09